Capa do blog.

7 de junho de 2016

Chá das cinco: cultura do estupro, uma jovem e 33 homens


"Segunda guerra mundial: um mal necessário?" Esse foi o questionamento de uma das aulas passadas de história. A minha resposta foi bem clara: não, existem outras formas do ser humano evoluir. Essa também poderia ser a minha resposta diante do que vem acontecendo no Brasil.

Desde que uma jovem de 16 anos foi vítima de estupro coletivo e teve seu corpo sangrando filmado e divulgado no Twitter foi-se evidenciando ainda mais a cultura do estupro. Esse é um momento muito louco: cada vez menos as mulheres estão se calando diante de tamanha brutalidade. Entretanto, muitos ainda culpabilizam a vítima e negam o inegável.



Vídeos e áudios foram divulgados, exames foram feitos, mas não ao contrário do que se esperava, muitos homens e mulheres também - a parte mais decepcionante - relativizaram o crime e acabaram culpando uma garota de 16 anos por ter sido estuprada. Fotos com fuzis, filho de 3 anos, sex tape vazada, ser ex-usuária de drogas... tudo foi usado contra a jovem. Não justifica - nada justificará. Esse tipo de comentário só serve para evidenciar a famosa cultura do estupro e a banalização da violência contra a mulher.


Do outro lado, todo o apoio está sendo prestado a vítima, atos contra a rape culture foram organizados e o barulho foi feito. Os atos não diminuirão a dor das vítimas, mas mostrarão que elas não estão sozinhas e podem denunciar, afinal, a culpa não é da vítima.

Mas para toda essa visibilidade e comoção acontecer precisamos mesmo que outros crimes como esse aconteçam? Infelizmente, é o que parece. Mesmo que 56% dos homens admitam já ter cometido algum tipo de violência contra a mulher, eles estão mais preocupados em serem generalizados. Portanto, cabe a nós mulheres a luta. ~insira emoji de punho levantado~


"Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes da minha" - Audre Lorde

#Compartilhe esse post:

4 comentários:

  1. Quanto mais cedo melhor falar sobre isso, necessário. Seu posicionamento é igual ao meu, então já imaginei que no post defendíamos a mesma bandeira.
    Adorei o layout do blog.

    www.folhasdeoutono.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais cedo tudo isso acabar melhor, e pra isso precisamos chamar atenção.
      Obrigada, flor! Estou amando esse layout <3

      Excluir
  2. Parabéns por voltar ao blog com um tema tão sério e que está na mídia!
    Foi importante você falar sobre isso, para esclarecer que "Cultura do Estupro" deve ser combatida.
    Parabéns pelo visual e pelo novo nome do blog!
    Beijos!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre importante falar sobre isso, e agora que tenho mais propriedades para debater sobre me sinto a vontade para postar esse tipo de coisa.
      Obrigada! Eu não consigo parar de mudar :/

      Excluir

© Todos os Direitos Reservados | Theme Designed by Seo Blogger Templates | Adaptação completa por: Alan Calvin!
back to top